domingo, 6 de abril de 2008

Dentro da programação do PALCO GIRATÓRIO assisti a peça ''Amor e Loucura'' de A Roda Teatro de Bonecos (BA): para mim, apesar do lirismo utilizado, não encaixou-se texto e exposição cênicas, no caso a utilização de bonecos. O texto é pesado (poético, mas falo no sentido dramático) mas há um distanciamento e suavização, acredito que por conta desta utilização. Há cenas bonitas, bem casadas a movimentão e manipulação dos bonecos, mas a peça torna-se cansativa. Eu não gosto tanto desta manifestação teatral, mas enfim há arte da mesma forma. A platéia pareceu gostar, risadinhas do gênero ''que fofo, que meigo, que bonito''...mas eu acho que este texto merece atuações de atores e não a manipulação dos bonecos e no caso pode ser o fato de eu não estar tão acostumada com este tipo de teatro, mas enfim é da forma como percebo e no caso o grupo têm todo o direito de expressar-se da forma que quizer. Em um rápido momento lembrei de Hoje é Dia de Maria, que utiliza também bonecos. Não sei, a roupa preta dos ''manipuladores'', não gostei tanto...talvez pode ser mais um elemento de distanciamento e estranhamento à platéia. É como se quizesse tocar mais não tocasse, quizesse chegar mas não chegasse...como se tivesse um impasse, um impedimento. Não gostei tanto, mas enfim pûde ver um outro tipo de linguagem, uma outra forma do fazer teatral.

Um comentário:

Thiago Monte disse...

Parabens Lia, fazia muito tempo que nao lia um texto tao bem desenvolvido, com exelentes comentarios, e pincipalmente, uma pagina d divulgacao teatral!
Pode ter certeza que estarei sempre de olho!
Beijos Thiago...