sexta-feira, 21 de março de 2008

Um mês de festa para o teatro:

´´Criado em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro, o Dia Mundial de Teatro é celebrado em 27 de março. Toda a comunidade teatral e instituições de arte do mundo programam festas, espetáculos e debates para homenagear esta linguagem que comove, ilumina, provoca e transgride com códigos próprios as fronteiras da arte. Aos poucos, os teatrólogos perceberam que deveriam incorporar os artistas circenses às comemorações. O palhaço atua, a bailarina encena, trapezistas, domadores, engolidores de fogo, todos usam a magia da cena teatral nas suas apresentações.``

No CDMAC:
http://www.dragaodomar.org.br/index.php?pg=especialmesteatro
No BNB:
http://www.bnb.gov.br/content/aplicacao/centro_cultural/eventos_mar_2008/gerados/festival_artescenicas.asp

- Pude prestigiar duas apresentações no BNB:
*Eu Ando, Tu Andas, Eles Observam... (espetáculo que mistura teatro e dança com solo da atriz/bailarina Dryca Lima. Apresenta os diversos tipos interioranos e urbanos e as diferenças perceptíveis na forma de viver a vida que reflete-se no caminhar. O público em sua maioria, assim como eu, pôde refletir um pouco a respeito da importância do andar e que no caos urbano torna-se algo automático e em geral só é dado o devido valor quando é perdido sua total ou parcial mobilidade. Ela também passa na concepção do espetáculo além das personagens, quebras através da observadora e pesquizadora assim colocando-nos a par e fazendo-nos exergar o seu processo criativo. Ao final é exposto o ´´andar`` daqueles que navegam na internet. Interessantíssimo!)
*Em Nome do Pai, da Mãe, dos Filhos e do Espírito Humano, Amém! (segunda vez que assisti este espetáculo composto por esquetes interligadas sobre o exposto da guerra. Guerra esta que se faz presente nos dias de hoje, pois vivemos num caos urbano. O caos também presente e internalizado nas personagens, com seus dramas, desejos reprimidos, submissão de suas próprias questões, ao ambiente e aos tipos opressores. Desta vez, num geral, senti o elenco mais apurado, mais enérgico, com dinamismo e fluidez. A platéia fez-se presente no riso o tempo inteiro- o que me irritou por vezes-, talvez por incômodos ou uma não percepção e sensibilidade do exposto, apesar de que drama e comédia podem viver de mãos dadas ao meu ver. Gostei mais da forma como as esquetes foram colocas no outro teatro, pois ali cazou mais com a questão do caos, da desordem. Destaques para mim nesta apresentação: esquete da mãe e do filho- apuradíssimo o entrosamento, a emoção das personagens e fiquei contente por ter visto progressos na voz do ator; esquete dos demônios/traição- eles souberam apresentar um misto de caracterizações nestes personagens num corpo e voz de criação no mínimo excêntrica, ela com fluídez e leveza num corpo em ardor; esquete dos loucos: talvez o tema mais complicado e o que apresente mais repressão, o que causa um choque e desalinhamento no emocional destes personagens, emoções a flor da pele, mistura entre drama e comédia, eu consegui chegar numa percepção para além de loucos, o que para mim é apenas uma capa; comandante na esquete dos soldados: bastante expressivo e explosivo na personagem. Senti falta das siamesas. O elenco teve liberdade na criação em todo o processo. Trabalho fantástico de Joca Andrade!)
- Precisso assistir mais da programação exposta nos dois locais: sentir, respirar, cheirar, pensar, viver teatro \o/

Um comentário:

Alexandre disse...

Lia....
Adoreeeeeeiii essa sua iniciativa de criar esse "Cantinho" agradabilissimo pra falar de arte,estou encantado com sua percepção e carinho ao falar desse Universo.
O blog ta lindo, e muito informativo,e Amei as dicas de filmes...
ps; Penso que vc pode tb sugerir alguns livros relacionado a teatro...
tá massa!!!!