quinta-feira, 20 de março de 2008

Sinopse: para o público brasileiro, há um interesse especial em Tiresia, do cineasta francês Bertrand Bonello (O Pornógrafo). O personagem que dá título ao longa é um travesti brasileiro que mora em Paris. Além disso, Tiresia é interpretado(a) por um ator e uma atriz brasileiros. Luca Fazzi, autor do argumento, foi buscar na mitologia grega a história de um ser que é ao mesmo tempo homem e mulher. Uma transexual brasileira (Clara Choveaux) vive na periferia de Paris junto com seu irmão. Sua beleza acaba atraindo a atenção de Terranova (Laurent Lucas, de O Pornógrafo), que quer ter a moça só para si. Para tanto, ele a prende em seu apartamento, mas sem supri-la de seus hormônios. Tiresia começa aos poucos a voltar à sua forma masculina: a barba volta a crescer, a voz se transforma, tudo para desgosto de Terranova, que, na verdade, é um padre. Inconformado com a transformação, ele abandona o seu antigo amor num bosque, mas, antes de deixá-la, ele a cega. Tiresia é salva por uma garota que a acolhe em sua casa. O transexual (agora interpretado por Thiago Teles) passa a ter o dom da profecia. O filme debutou no festival de Cannes de 2003 e tem provocado polêmica por onde é exibido desde então. Muito se especulou sobre os intérpretes de Tiresia, se ambos eram homens ou não. E a bela Clara, em tom de brincadeira, teve de provar na coletiva do filme no festival que realmente é uma mulher.

- Assisti ontem a este filme e pensei que seria passado de uma forma totalmente diferente da qual foi: o maior exposto nele são os conflitos internos de Tiresia que ao decorrer da trama são externalizados. Do inínio ao meio mais ou menos é lento e repetitivo, mas depois há uma transformação incrível tanto na personagem quanto no enrredo em si. Temas tabus são expostos de uma forma ao meu ver, em uma linha tênue sem extremismos, algo mais para o implícito e que permeia constantemente na psicologia das personagens. Interessante seria inverter a posição de Terranova com Tiresia para quem dos dois pode ser realmente visto como algo ´´abominável`` ou ´´doentio`` socialmente? O filme em si não é de adorar-se, pois trata-se de um drama penoso, com temas que a alguns podem chocar e incomodar.
* Linda a música que a atriz brasileira canta no início e em alguns momentos do filme, achei mais bonito ela falando em francês.
* A atuação do ator brasileiro foi a de que mais gostei.
* Terranova (o padre) ´´dita`` frazes-poemas lindos.
* Rs, uma perfeição os corpos dos travestis no início do filme.
* Constraste entre fundo musical e algumas cenas como na do vulcão e uma música mais para o clássico, acho.
* Acho que é isso, deixo aberto a vocês!

Nenhum comentário: